segunda-feira, 5 de abril de 2010

Nano Cubo Plantado

Não é necessário grandes aquários para que se possa ter um paisagismo excepcional. Com pequenas dimensões e baixo investimento  fiz esse nano cubo no início desse ano.

Na verdade, os vidros foram sobras de um sump do aquário de minha sala. Bastou mandar cortar e lapidar, para depois colar e começar a montagem. O único investimento que fiz foi na luminária, já que o filtro também tinha disponível de outro projeto.

As medidas desse cubo é 30x25x28. O substrato é formado por areia fina de construção que é extraída no Rio Iguaçu na cidade de União da Vitória aqui no PR. No filtro, utilizei apenas cerâmicas e nada mais. A iluminação consiste de uma lâmpada compacta de 20W e o CO2 é caseiro renovado a cada 15 dias em média. As TPA's são feitas entre 2 a 3 dias de 30 a 50%.

Já a flora é bem diversificada. E algumas das espécies foram colhidas em um lago de pesca de um camping a 8km da minha casa.

Podas são realizadas a cada 15 dias. Na verdade, esse nano não dá muito trabalho. O maior trabalho é ficar diariamente observando a sua beleza e as plantas soltando bolhas de oxigênio durante sua fotossíntese.

A seguir, algumas fotos do estágio atual deste nano que hoje completa o seu terceiro mês da montagem.









6 comentários:

  1. Parabens pelos seus aqurios !!!
    Bom Dia meu nome é Estanislau, gostaria se possivel algumas dicas pois tenho um aquario desativado e queria montar igual este seu com neons e bandeiras, eu sou aqurias da época do filtro biologico, eu li algo sobre areia de filtro de piscina, eu tenho desta areia.
    se possivel me manda dicas !!!
    email tani@exploracao.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá Estanislau.. Será um prazer poder ajudar. É só postar suas dúvidas e prontamente ajudarei no que for de meu alcance.

    ResponderExcluir
  3. Olá!!

    Sou Laura (de CArazinho) estivemos em seu escritório há duas semanas e nos encantamos com a beleza imensa de seus aquários. Tiramos várias fotos, lembra? E esse pequeno da sala de sua esposa foi meu favorito.
    Mais uma vez pelo esforço, pela dedicação e por ter-nos proporcionado o prazer de contemplar essas belezas pessoalmente.
    PARABÉNS E SUCESSO SEMPRE A VOCE E SUA ESPOSA!

    ResponderExcluir
  4. Oi Laura. Claro que lembramos :)

    Agradecemos muito pelos elogios. Não esqueçam de quando passarem aqui por nossa cidade, dar uma paradinha para um costumeiro mate que tem toda manhã. Serão sempre bem-vindos.

    Grande abraço

    ResponderExcluir
  5. Olá, gostaria de saber qual o passo a passo para a montagem do aquário com FBF, pois como você disse utilizou areia de filtro de piscina. A dúvida é foi utilizado algum tipo de cascalho por cima das placas do filtro e finalizado com areia?

    Muito obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Werner.. O procedimento é super-simples. Vc irá colocar as placas no fundo e deposite de 4 a 12 cm de areia sobre o filtro (4 na frente e 12 atrás). Não é uma regra, mas facilita a limpeza. Deixe o aqua com água e plantas por umas 2 semanas antes de colocar peixes. O FBF funciona fazendo circular a água entre o cascalho. É assim que funciona em rios, por exemplo. A questão de usar ou não outro cascalho não faz diferença. Apenas preste atenção na granulometria da areia, pois muito fina diminui a vazão e consequentemente a eficiência do filtro. Tenha boa sorte e estamos aí se precisar de ajuda.

      Excluir