terça-feira, 19 de julho de 2011

Viagem ao Extremo Sul do Brasil de motocicleta

Passeio na praia do Cassino no final da tarde
Na última quinta-feira, dia 14 de julho, iniciamos uma viagem ao Chuí-RS, no extremo Sul do Brasil. Já fiz essa viagem anteriormente, de carro e de bicicleta, mas de uma forma totalmente diferente dessa.

Diferente, principalmente na questão meio de transporte e o planejamento. Esta foi a primeira viagem longa que fiz de moto - Ao todo, de início ao fim foram 2545km. Quanto ao planejamento (ou falta dele), tudo começou no dia 12/07 quando voltávamos eu e minha esposa de uma viagem de negócios no RS. No dia 13 na primeira hora, levei a idéia ao Fábio.

Depois de pouco menos de 20 horas de planejamento e preparativos, partimos rumo ao RS. A primeira etapa da estrada, pouco mais de 240km. No segundo dia, os 680km até a praia do Cassino, na cidade de Rio Grande.

A praia do Cassino é a maior praia do mundo em extensão. Ao todo, 254km initerruptos de areia, mar, dunas e nada mais. Exato. Nada de civilização, casas, energia elétrica, estradas...

Infelizmente, fomos vencidos pelo vento Sul, que sempre quando sopra, traz tempo ruim, ressaca e mar alto. 15km após o farol Sarita da marinha, tivemos que dar meia volta e retornar ao Cassino.

Após um bom banho nas motos para tirar a areia e o sal e lubrificá-las e abastecê-las, saimos embaixo de chuva e vento por 210km a Santa Vitória do Palmar, onde passamos a noite, curtindo o frio arrepiante da região.

Dia 17. Finalmente chegamos ao Chuí. A barra do Arroio Chuí, a ponte internacional, a bela vilazinha da barra e o Free Shop em Chuí onde uma rua faz a divisa do Brasil com Uruguai são visitas obrigatórias.

No dia 17 a tarde, iniciamos nossa jornada de volta a casa. Rodamos 740km até Santa Maria, onde fomos surpreendidos por uma fina chuva e muita neblina que nos obrigou a dormir numa pousada no alto da serra, um lugar muito lindo e pouco conhecido por quem não mora no local.

No dia 18, às 11h30 retomamos a estrada para a última etapa da viagem onde nos primeiros quilômetros, a chuva e a neblina terminaram e o sol voltou a aquecer a viagem.

Finalmente às 19h30 chegamos em casa com muitas histórias e fotos na bagagem e alguns presentinhos pra familia, é claro.